Fecomércio emite nota de pesar por morte do empresário João Patriota

O empresário potiguar, João Dinarte Patriota faleceu nas primeiras horas de hoje, no hospital São Lucas,aos 83 anos. Ele tratava um câncer há mais de 40 dias.
A Federação do Comércio do RN, entidade já presidida por ele, emitiu nota de pesar.

JOÃO DINARTE PATRIOTA.

Fundador de Droguista Potiguares, da rede de farmácia Globo, líder empresarial, presidente da Fecomércio, homem de bem, coração grande que tive a satisfação de conviver por diversos momentos na minha infância, seu João era uma daqueles homens admirados e respeitados.Nota de Pesar

Com profundo pesar, o Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte comunica o falecimento, nesta Quarta-feira, 7 de fevereiro, aos 83 anos de idade, do seu ex-presidente, empresário e pecuarista João Dinarte Patriota. Patriota presidiu o Sistema Fecomércio entre os anos de 1995 e 2001 e foi responsável por conduzir a entidade a uma era de modernidade e relações mais abertas e francas entre seus filiados e dirigentes.

Empresário do setor de comércio de produtos farmacêuticos, Patriota chegou a administrar, do final dos anos 80 até e início dos anos 2000, 420 funcionários em 30 unidades da rede de Drogarias Globo em Natal e Mossoró, além de outros 340 colaboradores da distribuidora atacadista, Droguistas Potiguares, que atendia ao Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e parte da Bahia.

No seu período à frente do Sistema Fecomércio, entre outras realizações, destacam-se a implantação do Sesc Seridó (até hoje uma das maiores unidades do Sesc no estado), Senac Caicó e instalação do Sesc na Zona Norte de Natal (recentemente reformado e reinaugurado).

Homenageado em 2016 com o Mérito Jessé Freire pelo diretores da Fecomércio, João Patriota pontuou, na época, a enorme satisfação que teve ao dirigir a entidade, apesar do acúmulo de responsabilidades que isso havia lhe imposto. “Dar conta das minhas empresas e também da Federação me exigiu muito esforço. Eu não podia falhar com nenhum dos meus compromissos, então ficava na correria. Mas estar à frente da Fecomércio foi muito enriquecedor e me deixou mais aberto para qualquer atividade que eu quisesse enfrentar. Me sinto engrandecido, muito feliz, satisfeito pela lembrança de ser homenageado com o Mérito Jessé Freire”, afirmou ele.

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, lamentou “de maneira profunda e extremamente dolorida, com bastante tristeza” a morte de João Dinarte Patriota. “Ele foi um ícone. Primeiro do segmento empresarial no qual atuou. Foi um dos maiores empresários do comércio farmacêutico deste Estado e serviu de inspiração para muitos de nós, inclusive para mim. Também foi um líder na mais plena acepção da palavra. Era agregador, sabia ouvir e tinha um bom senso e uma sensibilidade ímpares na condução dos assuntos mais delicados. Foi por inspiração e a convite dele que eu ingressei, em 1989, na diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos, à época presidido por ele, o que foi o início da minha trajetória no sindicalismo patronal, onde me orgulho de estar até hoje. Eu o conheci e passei a desfrutar de sua amizade na empresa Droguistas Potiguares, de quem eu era cliente e onde aprendi bastante sobre o segmento no qual sempre atuei. Com a morte de Patriota, eu perco um amigo e uma grande fonte de inspiração. Já o RN, perde um empresário que sintetizava o melhor da nossa classe. Um homem ético, honesto, trabalhador e competente. Um exemplo para todos nós. Que Deus o acolha em Sua infinita misericórdia”, afirma Queiroz.

Send this to a friend