Caern recomenda que todo imóvel tenha uma caixa d’água

A água é um bem precioso e, como tal, deve ser tratada com o máximo rigor no que diz respeito à sua disponibilidade e uso racional. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) tem a responsabilidade de prestar os serviços públicos de abastecimento de água potável de acordo com os padrões de qualidade, regularidade, continuidade e de pressão na rede. Mas esse trabalho está alinhado a um comportamento de parceria por parte do consumidor.

A rede de distribuição da Companhia funciona com o objetivo de levar água até a entrada do imóvel do usuário, conectando o ramal ao hidrômetro. As instalações internas de água até o hidrômetro, inclusive a caixa de proteção, assim como as instalações de esgotos até a caixa de coleta são de responsabilidade do cliente. As normas para a prestação desse serviço estão definidas no Regulamento Geral dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Coleta de Esgotos Sanitários do Rio Grande do Norte.

No caso do abastecimento de água, uma recomendação importante da Caern é que o usuário tenha sempre um reservatório para armazenar o produto. O imóvel que não tem caixa d’água pode ficar desabastecido sempre que houver paradas no sistema para obras de manutenção, sejam elas programadas ou emergenciais.

As caixas d’água devem ser construídas obedecendo a padrões e normas previstas para a reservação de água. O projeto e a execução dos reservatórios devem atender também aos seguintes requisitos de ordem sanitária:

– Assegurar perfeita impermeabilidade;
– Utilizar, em sua construção, materiais que não causem prejuízo à potabilidade da água;
– Permitir inspeção e reparos, através de aberturas dotadas de bordas salientes e tampas herméticas;
– Possuir extravasor em nível inferior ao da entrada da água, descarregando visivelmente em área livre, dotado de dispositivo que impeça a penetração no reservatório de elementos poluentes;
– Possuir boia e tubo para limpeza.

O dimensionamento da caixa d’água deve considerar a capacidade de armazenamento de água suficiente para pelo menos 48 horas. Numa casa de uma a quatro pessoas, uma caixa de 1000 litros é suficiente. Para uma de cinco a seis pessoas, uma caixa de 1.500 litros. No caso de sete a 10 pessoas, uma caixa d’água de 2.000 litros deve atender à demanda.

Send this to a friend