Com preço da gasolina “nas alturas” o gás natural veicular ganha competitividade

O Gás Natural Veicular (GNV) segue como a melhor escolha quando o quesito é economia no Rio Grande do Norte. O quarto reajuste no preço da gasolina em 2021 elevou as vantagens para os motoristas que utilizam o GNV. Atualmente o preço do combustível em relação ao da gasolina é 47% menor. Já em relação ao etanol, a diferença é de 52%.

No comparativo feito utilizando os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), quem roda em média 100km por dia com GNV, tem redução de custos de mais de R$ 700 ao final do mês, se comparado com a gasolina.

Isso é possível porque além de mais barato, o Gás Natural Veicular tem maior autonomia do que os demais combustíveis e o motorista acaba percorrendo mais quilômetros com um metro cúbico de gás. Para se ter uma ideia, abastecendo R$50,00, o condutor do veículo percorre uma distância de 88km no etanol, 97km na gasolina e 183km no GNV.

“O uso do GNV tornou-se imprescindível no aumento da rentabilidade dos motoristas. Inclusive, a própria economia faz com que eles possam reaver em menor prazo o dinheiro investido com a conversão dos veículos”, ressaltou Franciney Souza, Gerente Comercial da Potigás.

Atualmente o Rio Grande do Norte possui 50.934 veículos adequados ao uso do GNV, segundo dados do Detran/RN. Com o objetivo de ampliar esses números e oferecer mão de obra qualificada, a Companhia Potiguar de Gás está oferecendo um curso para as oficinas convertedoras do gás natural veicular.

“Criamos o programa Instaladora Nota 10 com o intuito de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados pelas oficinas instaladoras de kits GNV e estamos oferecendo gratuitamente um curso com carga horária de 80hrs, ministrado por especialistas do SENAI CTGAS-ER, um investimento feito pensando na qualidade dos serviços e no aumento da competitividade do setor”, afirmou Franciney.

ALTERNATIVA LIMPA E SEGURA

Além da economia, o GNV engloba uma série de vantagens como a colaboração com a preservação do meio ambiente, pois é o que menos emite poluentes entre os combustíveis fósseis. Ainda contribui para o aumento da vida útil do motor do carro e o intervalo da troca de óleo, já que não provoca depósitos de carbono em suas partes internas. O escapamento também ganha sobrevida porque a queima do combustível não gera a formação de compostos de enxofre.

Send this to a friend