TRE-RN lança “Plante a democracia” nesta sexta-feira (4)

Faltando exatamente um ano para as Eleições Municipais 2020 e em comemoração ao Dia da Natureza, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) lançará o projeto “Plante a Democracia” nesta sexta-feira (04). A iniciativa é da Escola Judiciária Eleitoral do RN e tem o objetivo de reforçar no cidadão a participação no processo democrático alinhado com a valorização do meio ambiente. O lançamento ocorrerá às 08h, no Fórum Eleitoral de Natal, ocasião em que o presidente do TRE-RN, Desembargador Glauber Rêgo, realizará o plantio de mudas de árvores (da espécie craibeira) doadas pela Prefeitura Municipal de Natal.

Durante cinco semanas, o Presidente replicará a ação de plantio das mudas nos cinco maiores locais de votação das cinco zonas eleitorais da capital, conforme cronograma abaixo:

08/10 – Escola Estadual Adelino Dom José Adelino Dantas

16/10 – Colégio Marista

22/10 – Universidade Potiguar (Unp) – Unidade Roberto Freire

29/10 – Fundação Bradesco (29/10)

05/11 – Escola Municipal Waldson José Bastos Pinheiro

Em cada plantio será afixada uma placa, com a identificação da árvore, o nome e o lema do projeto. Será distribuída, ainda, muda de árvore frutífera para quem comparecer no dia 4 de outubro em algum dos Cartórios Eleitorais da capital visando ao alistamento ou revisão de dados. Junto à muda doada, o eleitor receberá informações de como cuidar da árvore, fazendo-lhe lembrar que o cuidado com o meio ambiente também é exercício de cidadania.

Palestras de sensibilização

Considerando que os locais de votação nos quais será feito o plantio são espaços de educação, a Escola Judiciária Eleitoral fará palestra de sensibilização com os alunos, para contextualizar o Projeto “Plante a democracia – o voto é a semente”. Os alunos receberão amostra de sementes como símbolo do projeto. As demais Zonas Eleitorais que tiverem interesse no projeto, os respectivos Juízos poderão realizar a ação mediante adesão à iniciativa e busca de parcerias locais.

Além disso, o terceiro grande momento do projeto será no dia 07 de novembro, durante o Colégio de Presidentes – COPTREL, sediado por pelo TRE-RN, em que 27 Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais plantarão, cada um, uma muda de craibeira na sede do TRE/RN.

*