Crianças e livros no TRE-RN contam uma história de felicidade

Livros, cores e muita diversão. Esses foram os elementos presentes na tarde desta terça-feira (30) no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). O evento em alusão ao Dia Nacional do Livro Infantil reuniu 30 crianças da Escola Estadual Potiguassu para um momento de imersão literária na biblioteca do TRE-RN, seguido de visita ao Centro de Memória. A ação também contou com uma campanha de arrecadação de livros de literatura infantojuvenil, contabilizando cerca de 300 obras doadas por servidores do TRE à biblioteca da escola visitante.

A atração principal da tarde foi a contadora de histórias Daluzinha, que divertiu as crianças em um sarau literário com o tema “Construindo felicidade”. Dalva Lucia Silva Cardoso de Moura atua como contadora de histórias há 10 anos, e tem a alegria de já ter contado histórias para quase 300 mil crianças ao longo de sua trajetória, visitando todo o interior do RN e muitos outros estados do país. “A ideia é que todas as pessoas possam ter acesso a uma biblioteca. Quando eu soube desse projeto, tive o maior prazer em participar e contribuir. Meu desejo é que ações como essa sejam ampliadas para muitas outras crianças. Esse projeto é luz dentro do Judiciário, que é a instituição que zela pela democracia do nosso país”, afirmou.

O projeto foi pensado com o propósito de despertar nas crianças e jovens o prazer pela leitura, a partir do universo lúdico e da partilha de ideias. “Na perspectiva de que é importante não só visitar a comunidade, mas também trazê-la para perto da Justiça Eleitoral, idealizamos essa ação em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil e convidamos a escola para participar. É sempre um prazer para o Tribunal abrir suas portas e estamos muito felizes em receber essas crianças”, ressaltou a Diretora do TRE-RN, Simone Mello.

A iniciativa é uma parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral e a Seção de Biblioteca e Editoração, com apoio da Secretaria Judiciária (SJ). “A EJE tem a missão de ser um elo entre o Tribunal e a comunidade. A partir de uma iniciativa como essa, podemos mostrar o poder do livro para as crianças e, consequentemente, mostrar também a força da cidadania. Com o conhecimento, é possível favorecer a cidadania desde a infância até termos esses jovens governando o país”, destacou a Diretora da EJE-RN, Érika Paiva. A Secretária Judiciária do TRE-RN, Lígia Limeira, também falou da alegria em participar e contribuir com a atividade. “Fiquei encantada com esse momento, especialmente pelo engajamento do Tribunal em realizar a arrecadação dos livros para doação. É muito bacana estarmos contribuindo para o crescimento dessas crianças. Os livros são portas abertas para o crescimento de qualquer ser humano”, afirmou.

“A ação agradou não somente os alunos, mas também nós professores. Para ver o quanto esse momento foi bacana, basta perguntar a uma das crianças para sentir o encantamento delas”. A afirmação da Diretora da Escola Potiguassu, Marluce Ceatano, foi comprovada pela aluna Júlia Bernardo, de 09 anos: “Eu gostei de tudo. Vou tirar sempre um tempinho para ler todos esses livros que vão para a nossa biblioteca”,

Send this to a friend