Prefeitura de Natal emite nota sobre Vacinação para Profissionais de Educação

A Prefeitura de Natal emitiu nota sobre a polêmica que envolve a vacinação dos profissionais de academias. A Prefeitura assegura que não houve vacinação em Natal.

A respeito de postagens que estão circulando nas mídias sociais e em parte do noticiário, a Prefeitura Municipal do Natal esclarece que a campanha de vacinação que está promovendo contra a Covid-19 não inclui profissionais de Educação Física.

O público-alvo na atual fase da campanha está restrito a profissionais que atuam na linha de frente nas unidades de vigilância e assistência à saúde no Município — sobretudo hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios — e idosos residentes em Instituições de Longa Permanência.

Profissionais de Educação Física que atendam a esse requisito, exercendo seu ofício em unidades de saúde, são elegíveis à vacinação, diferentemente dos que estejam vinculados apenas a academias de ginástica e congêneres. Estes e outros segmentos profissionais e sociais serão contemplados em etapas posteriores, à medida que mais lotes de vacina sejam disponibilizados.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os fatos registrados hoje nas redes sociais não aconteceram no âmbito do município de Natal.

De todo modo, a Prefeitura informa que o prefeito Álvaro Dias determinou rígida verificação e, em eventual irregularidade, que sejam apuradas responsabilidades para proceder com as as sanções cabíveis.

A Administração Municipal reconhece a importância dos profissionais de Educação Física e da própria atividade em si. Tanto que, no último dia 19, o prefeito Álvaro Dias sancionou lei recentemente aprovada pela Câmara dos Vereadores em que insere as academias esportivas como serviços essenciais à saúde.

A vacinação segue o estabelecido na Política Nacional de Imunização e será ampliada na medida que mais doses forem recebidas.

Prefeitura Municipal do Natal

Send this to a friend