PT aceita desistir candidatura na Bahia e apoiar candidato PSD

A possibilidade do PSD apoiar a candidatura de Lula vai ficando mais próxima. Lula voltará a conversar com Gilberto Kassab.

A proposta do PT ao cacique maior do PSD passa não só pelo apoio a seu candidato em Minas Gerais, Alexandre Kalil, mas por uma novidade: os petistas aceitariam desistir da candidatura do ex- governador e senador Jaques Wagner ao governo da Bahia, apoiando em seu lugar o senador Otto Alencar, do PSD de Kassab.

Na chapa, estaria também o atual governador do estado, Rui Costa, como candidato ao Senado.
A aliança PT-PSD na Bahia é antiga. Otto foi vice de Wagner, que agora pode aceitar o sacrifício. Ele tem mais quatro anos como senador e, na eventualidade de um governo Lula, seria ministro tranquilamente. Além disso, a solução para atrair o apoio federal de Kassab resolveria o xadrez estadual baiano.

Se Wagner for mantido na cabeça de chapa, a vaga de senador terá que ir para Otto, cujo mandato se encerra agora. Como só há uma cadeira em disputa este ano, não haveria como eleger também Costa para o Senado — um projeto de Lula. O governador, nesse caso, terminaria o mandato no cargo, de onde poderia sair diretamente para a Esplanada dos Ministérios no caso de eleição do petista.
6

Send this to a friend