Lançado o programa “SGA nas ondas da leitura”

Um importante passo foi dado em prol da educação e da cultura em São Gonçalo do Amarante, nesta quinta-feira (31), com o lançamento do programa “São Gonçalo nas Ondas da Leitura”. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Editora IMEPH, e propõe o incentivo à leitura entre os estudantes da rede municipal de ensino.

O programa inovador, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, está focado em distribuir 15 mil exemplares de livros para alunos do 3° ao 9° ano do Ensino Fundamental, bem como para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ideia promete não apenas fomentar a leitura, mas também inspirar os alunos a se tornarem autores, dando vida a suas próprias histórias. Os livros escritos pelos estudantes serão publicados pela Editora IMEPH, criando um ciclo de incentivo à criatividade e à expressão individual.

Segundo Roberto Bezerra, coordenador geral de ensino da Secretaria Municipal de Saúde, “O projeto ‘São Gonçalo nas Ondas da Leitura’ representa um marco significativo para nossa comunidade educativa. Ao engajar os alunos na leitura e na escrita de maneira ativa, permitimos que eles se tornem coautores de suas próprias narrativas, ampliando horizontes e fortalecendo a autoestima”.

O compromisso da atual gestão, liderada pelo prefeito Eraldo Paiva, em valorizar a educação pública de qualidade é evidente. “Investir na educação é investir no futuro de nossa cidade. Através do programa ‘Nas Ondas da Leitura’, queremos não apenas proporcionar conhecimento, mas também despertar o gosto pela leitura e escrita, construindo uma base sólida para o desenvolvimento de nossos alunos”, disse Eraldo.

Thaís Feitosa, escritora e coordenadora do Projeto na Editora IMEPH, também expressou sua empolgação. “Ver o entusiasmo e a criatividade dos jovens escritores é incrivelmente inspirador. Estamos ansiosos para dar vida às suas histórias e compartilhá-las com o mundo”.

Além desse programa de destaque, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante continua a demonstrar seu compromisso com a educação e a cultura por meio de outras iniciativas. Uma dessas ações foi o recente Festival de Folclore Mestre Pedro Guajiru envolveu as escolas em apresentações culturais e roteiros em lugares históricos da cidade, enriquecendo o aprendizado dos alunos. Além disso, a reinauguração da Escola Municipal Lauriete Varela da Silva marca um dos 15 projetos de reforma e ampliação escolar na gestão do prefeito Eraldo, enfatizando o compromisso contínuo com a qualidade da educação.

Nesse contexto, São Gonçalo do Amarante se destaca como um exemplo de dedicação à formação integral dos estudantes, incentivando não apenas a leitura, mas também a criatividade, a cultura e o amor pelo conhecimento.

Send this to a friend