Setembro Dourado: Liga alerta para os primeiros sinais do câncer infantojuvenil

Quase 8 mil novos casos de câncer infantojuvenil devem ser diagnosticados no Brasil entre os anos de 2023 e 2025, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca). A doença é uma das principais causas de mortes de crianças e adolescentes no país, porém o diagnóstico precoce pode garantir uma chance de cura de até 80%.

Pensando na importância da conscientização sobre os primeiros sinais da doença, a Liga Contra o Câncer adere a campanha do Setembro Dourado. Durante todo o mês, serão realizadas diversas ações de sensibilização em unidades de saúde de Natal. “Essa campanha tenta reforçar que o câncer infantil existe e tem grandes chances de cura, e com menos sequelas, se for diagnosticado cedo”, explica a médica Cassandra Vale, coordenadora do setor de Oncopediatria da Liga.

Atualmente, os cânceres mais frequentes na infância e adolescência são a leucemia linfóide aguda (LLA) e o câncer no sistema nervoso central. Segundo a médica, os hábitos de vida e fatores ambientais são minimamente relevantes para o surgimento do câncer na infância, sendo a maioria causada por fatores genéticos.

Para evitar que a doença só seja diagnosticada em um estágio avançado, a médica chama a atenção para os sintomas que devem servir de alerta. “Os pais e responsáveis devem ficar atentos ao aparecimento de manchas roxas pelo corpo e dores nos ossos que não tenham relação com traumas, presença de tumores em alguma parte do corpo com o crescimento rápido, palidez intensa, cansaço persistente, perda de peso e dores de cabeça que acordem a criança de madrugada”, explica Cassandra Vale.

Hospital de Oncopediatria da Liga

A Liga Contra o Câncer vai ganhar uma nova unidade. Com recursos obtidos através de doações, o Hospital de Oncopediatria da Liga está com obras avançadas e tem previsão de ser inaugurado no primeiro semestre de 2024.

A unidade está localizada em frente à Policlínica, no bairro do Alecrim, e vai contar com 40 leitos de enfermaria e 10 de UTI, além de um atendimento multidisciplinar que vai desde o acolhimento dos pacientes e suas famílias, passando pelo diagnóstico, tratamento, reabilitação e prevenção.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
SKA COMUNICAÇÃO

Send this to a friend