Turismo de São Gonçalo do Amarante crescerá 40% com Ponte dos Mártires

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante projeta aumentar em pelo menos 40% a visitação de turistas ao município após a finalização da Ponte dos Mártires, com previsão de conclusão para dezembro de 2025. Atualmente, em torno de 50 mil pessoas visitam o município anualmente, sendo a maior parte motivada pelo Santuário dos Mártires. De acordo com a titular da Subsecretaria de Obras do município, Maria Camila Lima, o turismo local tem apresentado aumento nos últimos três anos e a melhora do tráfego deve fomentar o desenvolvimento do setor.

A ordem de serviço para a realização da obra foi assinada em evento realizado nesta segunda (13). Os recursos para a obra da ponte foram liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, durante a gestão do ex-ministro e atual senador Rogério Marinho (PL). E são frutos também de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal João Maia (PP).

De acordo com Maria Camila Lima, com base em estudos que vêm sendo realizados dentro do projeto da Ponte dos Mártires, a expectativa é que tanto o turismo local quanto o religioso sejam ampliados com a melhora do tráfego que deve acompanhar a obra. O equipamento, que vai ter 460 metros de extensão, ligará o Km 6, na zona Oeste de Natal, até a região de Uruaçu, em São Gonçalo do Amarante. “O Santuário dos Mártires é responsável por cerca de 80% do turismo, tanto religioso quanto cultural. Este ano, apenas com a Festa dos Mártires, tivemos o melhor ano de visitação turística dos últimos 20 anos, com em torno de 40 mil visitantes. Anualmente, em São Gonçalo do Amarante, temos em torno de 50 mil visitantes”, complementa.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva, afirma que o fomento ao turismo da cidade também já vem sendo realizado por meio de outras atividades. Entre elas, estão a capacitação da mão de obra local para receber novos turistas, a iluminação do monumento dos mártires e o plano do turismo local. Aliado a isso, ele afirma que a relicitação do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, que também terá acesso facilitado por meio da Ponte dos Mártires, deve atuar como indutora no setor.


No que se refere aos eixos econômicos que deverão ser impactados positivamente pela obra, o prefeito destacou as áreas de serviço e indústria. “Nós estamos fazendo um Parque Industrial Logístico Aeroportuário (PILAR) na nossa cidade que vai impactar diretamente na geração de empregos. O nosso PILAR, por exemplo, tem 53 empresas que estão pré-selecionadas e só elas vão gerar 4 mil empregos diretos”, destaca.

Send this to a friend