Ano letivo e check-up auditivo: combinação que proporciona qualidade de vida às crianças

Com a chegada do ano novo a preocupação da maioria dos pais é o início do ano letivo dos filhos e compra de material escolar, mas especialistas alertam que incluir o check-up auditivo na rotina de exames anual da família faz a diferença, especialmente no caso das crianças que estão em processo de alfabetização.

Nessa fase, a criança deve estar com a audição em pleno funcionamento para conseguir ouvir o professor e aprender o conteúdo. Por isso, nem sempre notas baixas ou dificuldade de realizar tarefas é desinteresse do aluno, assim como trocar as letras ao escrever ou falar é sinônimo de deficit de atenção. O rendimento escolar das crianças pode ser afetado por problemas que interferem diretamente na audição como fatores genéticos e até mesmo infecções no ouvido.

A fonoaudióloga Fabiana Lemos explica que os pais ou responsáveis não precisam se desesperar no caso de ser detectada uma perda auditiva, pois em alguns casos pode ser temporária. “Uma situação comum à fase escolar como uma gripe ou resfriado pode acarretar perda auditiva temporária nos pequenos porque gera secreção no canal. Então o check-up auditivo deve se tornar uma rotina na vida das famílias, especialmente nas crianças”, acrescenta a fonoaudióloga.

A especialista alerta para o fato de que atualmente as crianças têm acesso a jogos, redes sociais e desenhos cada vez mais cedo por meio dos smartphones e computadores. E, com isso, o uso dos fones de ouvido em volume alto podem afetar ainda mais a audição. Então agende um check-up auditivo para que os pequenos possam começar o ano letivo com o desenvolvimento cognitivo tranquilo e a qualidade de vida da criança seja preservada.

Send this to a friend