RN tem o mês de fevereiro menos violento dos últimos 14 anos, diz Sesed

Dados divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) mostram que o Rio Grande do Norte fechou o mês de fevereiro com o menor índice de violência dos últimos 14 anos para o mesmo período. O levantamento considera o número de mortes violentas intencionais (MVI’s), do qual o estado teve redução de 29,8% quando comparado com o mesmo mês no ano passado.

O resultado segue tendência constatada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que apontou o RN como o estado que mais reduziu MVI’s em 2023.

Segundo o Governo do Estado, os resultados obtidos em fevereiro e janeiro – que também registrou redução de 20% – apontam à continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos cinco anos, cujos indicadores sobre mortes violentas apresentam redução desde 2019.

O Rio Grande do Norte é o estado com maior redução do número de mortes violentas no Brasil, de acordo com dados Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSJP). Ao final de 2023, em comparação com o ano de 2022, o estado obteve 15,63% de redução nas Mortes Violentas Intencionais. O resultado, de acordo com o executivo estadual, está diretamente relacionado aos investimentos em recursos humanos, materiais e equipamentos, e sobretudo planejamento, com ações integradas entre as forças de segurança.

O coronel Araújo, secretário de Segurança Pública e da Defesa Social, defende a tese que os resultados obtidos se sustentam nos investimentos continuados em equipamentos e infraestrutura, aliado à valorização profissional. “Somado à sensibilidade do governo para proporcionar melhores condições de trabalho aos nossos agentes de segurança, cabe destacar o enorme esforço do trabalho em parceria entre as diversas instituições estaduais, federais e municipais. Porque segurança pública é planejamento e ação, cada um nas suas devidas competências, no enfrentamento e prevenção”, disse.

Send this to a friend