Monsenhor Valdir Cândido deixa a administração da arquidiocese de Natal e vai comandar base da CNBB em Roma

Monsenhor Valdir Cândido de Morais, atual Vigário Episcopal para a Administração e pároco da Catedral Metropolitana, da Arquidiocese de Natal, foi nomeado reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. A nomeação foi feita pelo Dicastério para o Clero, da Santa Sé. O documento, assinado pelo prefeito da Congregação, Cardeal Lazzaro You Heung Sik, define que Mons. Valdir deve assumir a função, a partir de primeiro de julho próximo, para um mandato de três anos.


O anúncio da nomeação foi feito, na manhã nesta terça-feira, 16, por ocasião da 61ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, que acontece em Aparecida (SP). O Arcebispo Dom João Santos e o Emérito, Dom Jaime Vieira Rocha estão presentes na reunião.

O anúncio mexeu com os bastidores da igreja. O religioso estava no comando da Arquidiocese há mais de 10 anos. Ao ser nomeado para a função, em Roma, o religioso pode abrir um caminho para ser nomeado bispo nos próximos anos. O Colégio Pio Brasileiro, em Roma, é uma espécie de base da CNBB e já favoreceu a formação de grande parte dos atuais bispos do Brasil. Em 90 anos de história, dos 220 estudantes que passaram pelo Colégio Pio Brasileiro, 172 se tornaram bispo. Comandar a instituição é se aproximar das autoridades religiosas do país.

Pio Brasileiro

O Pontifício Colégio Pio Brasileiro foi inaugurado em 3 de abril de 1934, com a missão de acolher seminaristas e padres do Brasil que necessitam morar em Roma, na Itália, a fim de estudar. Nestes 90 anos de história, já passaram pela Casa mais de dois mil estudantes, entre eles o Mons. Valdir, que lá residiu entre 2010 e 2012, época em que fez mestrado em Teologia do Matrimônio e da Família, na Pontifícia Universidade Lateranense. Nesse mesmo período, ele foi presidente do Conselho de Alunos do Colégio. Atualmente, os Padres Francisco de Assis da Silva e João Gabriel do Nascimento Ribeiro, ambos da Arquidiocese de Natal, residem no Pio Brasileiro, para fazer doutorado, em Roma.
Mons. Valdir Cândido de Morais vai suceder o Padre José Otácio Oliveira Guedes, que é do clero da Arquidiocese de Niterói (RJ), e que assumiu a direção da casa nos últimos três anos.

Send this to a friend