Morte de criança por engasgo em Areia Branca faz Coopanest/RN alertar para curso “Salve uma vida”

A morte do menino de 6 anos, em Areia Branca, após se engasgar com um pedaço de carne, faz a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte alertar para a necessidade de escolas, empresas e instituições ter acesso ao curso “Salve uma Vida”, responsável pelo repasse de técnicas e manobras que podem ajudar a reverter situações de engasgos.

Em 2023, cerca de 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil.

O engasgo acontece quando algum alimento ou bebida vai para o lugar errado, ao invés do esôfago vai para via aérea: traqueia, laringe, traqueia e pulmões.

A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Rio Grande do Norte tem realizado diversos cursos para capacitar a população leiga para reconhecer e tratar os sinais de obstrução respiratória; além de fazer o diagnóstico de parada respiratória e parada cardíaca; e saber como realizar as manobras de reanimação, enquanto o socorro médico não chega. Tudo gratuito. “A chance de sobrevivência cai 10% a cada minuto sem socorro. Em contrapartida, o início imediato das manobras de ressuscitação pode dobrar ou até triplicar essa chance”, alerta Vinícius Luz.

O foco este ano é realizar treinamentos nas instituições de ensino municipais, estaduais e particulares onde circula diariamente um grande número de pessoas.

Quem tiver interesse pelo curso gratuito “Salve uma Vida” basta entrar em contato com o Direct da Coopanest-RN no Instagram @Coopanest-RN

Send this to a friend