Palácio Felipe Camarão é palco de honraria entregue pelo ministro Marcelo Queiroga

O Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura Municipal do Natal, nesta quinta-feira (15), foi anfitrião da cerimônia de entrega da Ordem de Rio Branco a Sarah Catherine Gilbert e Sir Andrew John Pollard, pesquisadores que muito contribuem para o desenvolvimento de ações de combate e prevenção de doenças infecciosas. Eles são os responsáveis pela vacina de Oxford para o combate à Covid-19.

O prefeito Álvaro Dias, pontuou que o trabalho desempenhado por eles salvou milhares de vidas. “Para nós é uma honra muito grande receber na nossa cidade, pesquisadores do calibre desses professores da Universidade de Oxford. Os serviços prestados por eles salvaram milhares de vidas. Em nome de todos os natalenses, nosso muito obrigado”, agradeceu.

Sarah Catherine Gilbert é especialista e professora de vacinologia na Universidade de Oxford. Gilbert é especializada no desenvolvimento de vacinas contra o vírus Influenza e patógenos virais emergentes. Em 30 de dezembro de 2020, a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, liderada por Sarah, foi aprovada para uso no Reino Unido.

Sir Andrew John Pollard é professor de Infecção Pediátrica e Imunidade na Universidade de Oxford e membro do St Cross College, Oxford. Ele é pediatra, consultor honorário do John Radcliffe Hospital, diretor do Oxford Vaccine Group, e investigador-chefe dos ensaios de vacina Covid-19 da Universidade de Oxford.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, representando o Ministério das Relações Exteriores, também em Natal, foi quem homenageou os cientistas. Ele agradeceu ao prefeito pela acolhida e parabenizou os homenageados pelo mérito. “Muito bom estar aqui em Natal, representando o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e entregar essa condecoração a esses dois cientistas de elevado padrão da universidade de Oxford. Sarah Gilbert e Sir Andrew Pollard, obrigado por todo esforço em prol da saúde pública mundial”, contou.

A Ordem de Rio Branco, instituída pelo Decreto n° 51.697, de 5 de fevereiro de 1963, é uma insígnia que o presidente da República atribui a pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras, pelos serviços ou méritos excepcionais.

Medalha
A insígnia da Ordem é uma cruz de quatro braços e oito pontas esmaltadas de branco, tendo no centro a esfera armilar, em prata dourada, inscrita, num círculo de esmalte azul, a legenda “Ubique Patriae Memor”, que foi extraída do ex-libris do Barão do Rio Branco e se traduz como “Em qualquer lugar, terei sempre a Pátria em minha lembrança”.

Sue Ann Costa Clemens, infectologista e pediatra brasileira, pesquisadora e professora universitária brasileira, também esteve presente à cerimônia, além da secretária adjunta de Saúde de Natal, Rayanne Araújo.

Send this to a friend