Prefeitura amplia leitos pediátricos em Natal e economiza recursos

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), transferiu nesta semana os atendimentos do Hospital Municipal de Pediatria Dr. Nivaldo Júnior para o mesmo prédio da Maternidade Araken Irerê Pinto, no bairro Petrópolis, Zona Leste da cidade.

Além de reduzir as despesas do município em cerca de R$ 2 milhões mensais, a medida representa um importante ganho assistencial, uma vez que o antigo hospital pediátrico não possuía uma infraestrutura necessária para receber determinados tipos de pacientes, como explica o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

“É uma transferência que resultará em ganho assistencial e também de leitos, porque o hospital Nivaldo Júnior tinha limitações para receber um determinado tipo de paciente. No local, não havia uma infraestrutura satisfatória, como rede de oxigênio, laboratórios e raio-x para atendimentos. O hospital Nivaldo Júnior não dispunha de instalações físicas adequadas para receber esses equipamentos”, relata.

O Hospital Nivaldo Júnior contava com uma capacidade para até 33 leitos, mas, devido à falta de estrutura física, apenas 20 leitos tinham capacidade operacional. Com a transferência promovida pela gestão municipal, a unidade passa a ter 28 leitos pediátricos para atendimentos clínicos e de UTI para pediatria.

“A partir da mudança implementada nesta semana, vamos oferecer aos pacientes uma estrutura de padrão elevado e conseguir tirá-los de dentro de UPAs, como vinha acontecendo, já que vamos ter aumento de leitos”, ressalta o secretário George Antunes.

Reunião com pediatras

Em reunião nesta sexta-feira (16), com médicos que atuavam no hospital e entidades médicas, Sindmed (sindicato da categoria), o secretário George Antunes esclareceu que a junção das duas unidades não irá causar a mistura de pacientes de perfis diferentes, como foi cogitado pela categoria. “As duas alas somadas terão 48 leitos. Crianças com doenças respiratórias ficarão, obviamente, separados de recém nascidos, em andares distintos. Nem mesmo as equipes de atendimento, de higienização e maqueiros ficam juntas. Elas são exclusivas de cada setor”, explicou ele.

O presidente do Sindicato dos Médicos do RN, Geraldo Ferreira, considerou a reunião bastante esclarecedora. “Convidamos o secretário, pela preocupação que temos sobre o assunto, porque há queda de leitos de pediatria em todo o Brasil. O secretário George demonstrou, porém, que haverá um ganho estrutural na prestação dos serviços e todos concordaram com isso”, declarou o dirigente do Sinmed.

Para o presidente da Sociedade de Pediatria do RN, Reginaldo Holanda, as informações apresentadas pelo secretário municipal de Saúde são positivas, já que que não haverá redução de leitos, e por consequência, não afetará o atendimento dos pacientes pediátricos no município.

“A pediatria vai ter até ganhos significativos. Não vai haver redução de leitos e terá seu atendimento afetado. Vamos seguir acompanhando o funcionamento do hospital, mas estamos satisfeitos com a exposição feita pelo secretário George Antunes sobre as adequações promovidas pelo Município”, pontuou Reginaldo Holanda.

Send this to a friend