Petras Vinicius comemora o sucesso do projeto “A Praia é para Todos” em Tibau

Um verdadeiro show de inclusão e participação. Assim pode ser definido o Festival “A Praia é para Todos”, realizado no último domingo (28), na Praia das Emanuelas, em Tibau. A estrutura foi montada na barraca Beach Sea e a programação, que começou por volta das 8h e se estendeu pela tarde, contou com a presença de mais 600 Pessoas com Deficiência (PcD) e seus familiares.

O público presente teve a oportunidade de participar e acompanhar uma série de atividades, como Fit Dance, treino funcional, espaço para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), música com André da Mata e Caroline Melo, distribuição de brindes e lanches, práticas esportivas, entre outras ações inclusivas.

O banho assistido foi uma das principais atrações do festival. Alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte e do curso de Educação Física da Universidade do Estado do RN (UERN) auxiliaram todo o processo, em conjunto com os representantes da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (SADEF/RN).

Acompanham o evento o prefeito Allyson Bezerra, de Mossoró, e a prefeita de Tibau, Lidiane Marques, bem como secretários municipais, o vice-reitor da Uern, Chico Dantas, o diretor administrativo da Faculdade Católica do RN, Padre Demétrio Júnior, e o presidente do Rotary Clube Tibau, Bessa Júnior. O festival é uma promoção do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, com incentivo da Lei Paulo Gustavo, e com articulação do ativista social e ex-vereador Petras Vinícius.

“Isso é inclusão e respeito. Pela primeira vez, tivemos oito ônibus saindo de Mossoró, proporcionando suporte para que pessoas de diferentes instituições participem deste dia de alegria, diversão, banho de mar e interação social”, pontuou o prefeito Allyson Bezerra, assegurando que as próximas edições do evento contarão com um apoio ainda maior da gestão municipal.

A presidente do Fórum de Mulheres com Deficiência de Mossoró e Região, Cláudia Medeiros, agradeceu a todos os parceiros que fizeram o festival acontecer. “Foi graças a esse apoio que obtivemos tamanho êxito no nosso evento, garantindo às pessoas presentes a dignidade de estarem na praia, aproveitando ao máximo esse dia tão especial”, disse.

“A junção de forças pelo bem comum e pela inclusão transformou um projeto sonhado com o Fórum de Mulheres com Deficiência em um grande festival, que veio para ficar, porque a inclusão não se faz apenas em um dia, em um evento, ela deve ser permanente, sólida, permeando, com afeto, empatia, respeito e solidariedade, a vida de todos e todas”, pontuou Petras Vinícius.

O Festival “A Praia é para Todos” contou com o apoio da Prefeitura de Mossoró, Prefeitura de Tibau, Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, Uern, Centro Cognitivo de Mossoró, TCM, Lume Indústria, Rede A Construtora, Mizu, Atacadão dos Ferros, Clínica Equilíbrio, Beach Sea, Life Aparelhos Auditivos, JPatrício Metais, Rotary Club Tibau, Farmafórmula, Castel, Cacim, Vale Norte, Sadef/RN, Cidade Verde – Casa Nova e Mzk Arquitetura, Design e Engenharia.

“Recebemos caravanas de vários municípios potiguares, comitivas que contaram também com o suporte imprescindível das associações que defendem com muito vigor os direitos das pessoas com deficiência, como a ADEFIM, Centro de Reabilitação, AMOR, ASMOR, APDA, AFATA, APAE, AAPD, Famílias que Lutam e Mulheres em Ação, entre tantas outras que desenvolvem esse trabalho árduo, mas gratificante”, finalizou Petras Vinícius.

Send this to a friend