Ministério Público Federal do RN recomenda que prefeituras organizem as filas nas portas da Caixa

Após uma reunião com vários setores ligados a pandemia no Rio Grande do Norte, o MPF definiu que as prefeituras atuarão em parceria com a Caixa na demarcação das calçadas e disponibilização de carros de som para orientar os clientes.

As prefeituras também devem se esforçar para criar a figura do “desaglomerador”, funcionários para orientar e conscientizar os cidadãos, sem caráter punitivo. Outra solução é a busca por locais próximos para acomodar as pessoas, de preferência espaços públicos, evitando que as filas se formem nas ruas. Caso não seja possível, é proposta a colocação de toldos e cadeiras, com o devido distanciamento.


Os procuradores do MPF que atuam nas Procuradorias da República nos Municípios, Maria Clara Lucena (Caicó), Victor Queiroga (Assu) e Aécio Tarouco (Mossoró), também participaram do encontro e acompanharão o cumprimento das diretrizes nas respectivas regiões. A superintendência da Caixa e prefeituras têm prazo de cinco dias para prestar informações sobre a situação no entorno das agências.


Boas práticas – Uma das prefeituras já encaminhou registros da adoção de medidas para organização das pessoas que buscam o banco. Em Goianinha, antes mesmo da reunião da última sexta-feira, a fila já vinha sendo organizada em um ginásio próximo à agência da Caixa, com o distanciamento adequado. Os demais municípios vêm buscando formas de garantir o fim das aglomerações e devem manter o MPF ciente das iniciativas.

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